2º Ciclo

2º CICLO DO ENSINO BÁSICO – 5º e 6º anos de escolaridade

O Colégio Saint Daniel Brottier apresenta um modelo escolar que dá resposta aos alunos de hoje.

Esta resposta educativa, que é inovadora neste ciclo, considerando o panorama atual do ensino em Portugal, organiza-se nos princípios pedagógicos do modelo socio-interativo do Movimento da Escola Moderna.

LINHAS DE FORÇA do modelo educativo do Colégio Saint Daniel Brottier no 2ºCiclo do Ensino Básico:

  • O processo ensino-aprendizagem centrado na pessoa do aluno, na sua aprendizagem e interação social na turma:  nesta interação social são partilhados saberes e motivadas aprendizagens.
  • Interdisciplinaridade: os conhecimentos são operacionalizados de forma interligada, tendo por base  a metodologia de trabalho de projeto e tempo de estudo autónomo.
  • Contextualização dos programas nacionais: adequação dos conteúdos à realidade quotidiana do aluno e da turma,  conduzindo a uma aprendizagem com sentido.
  • Diferenciação pedagógica: O aluno é acompanhado de forma individualizada por cada professor para ultrapassar necessidades e promover potencialidades no seu percurso de aprendizagem.
  • Autonomia e responsabilidade: o aluno é um gestor consciente do seu processo.
  • Organização e gestão partilhada: momentos semanais conjuntos da turma reservados para o  planeamento, avaliação,  e análise das aprendizagens, bem como  para a promoção do desenvolvimento socio-moral.
  • Avaliação descritiva: numa vertente formativa, que sustenta a avaliação sumativa final.
  • Internacionalização do currículo: aulas diárias de Inglês