2º Ciclo

O CSDB apresenta uma oferta educativa para o 2º ciclo baseada nos princípios do modelo pedagógico socio-construtivo, do Movimento da Escola Moderna, com a internacionalização do currículo, através de uma abordagem pedagógica CLIL, de aprendizagem integrada de alguns conteúdos curriculares em inglês, dando, assim, resposta aos alunos do século XXI.

Num mundo atual que requer cada vez mais uma educação que prepare as crianças e os jovens para viver e trabalhar em sociedades e espaços multilingues, o projeto educativo para o 2º ciclo integra o Currículo nacional com a língua inglesa, através da abordagem CLIL , potenciada pela prática de trabalho colaborativo, e pela diferenciação pedagógica, atributos do modelo do Movimento da Escola Moderna, e seguido pelo CSDB.

O processo ensino-aprendizagem no 2.º ciclo estrutura-se com base nos seguintes princípios:

  • O processo ensino-aprendizagem é centrado na pessoa do Aluno e na interação social na turma:  nesta interação social são partilhados saberes e motivadas aprendizagens;
  • Diferenciação pedagógica: a ação educativa centra-se no trabalho diferenciado dos alunos e não no ensino simultâneo do professor;
  • Tempo de Estudo Autónomo diário: O aluno é acompanhado de forma individualizada por cada professor para ultrapassar dificuldades e promover potencialidades no seu percurso de aprendizagem;
  • Momentos de trabalho cooperativo em grupos multinível de aprendizagem: à exceção das disciplinas nucleares, os alunos são organizados em grupos e acompanhados por dois docentes que organizam e gerem o ambiente de aprendizagem de 5.º e 6.º ano, em simultâneo;
  • Interdisciplinaridade: os conteúdos disciplinares são operacionalizados de forma interligada, tendo por base a metodologia de trabalho de projeto, o tempo de estudo autónomo e aprendizagem integrada de conteúdo e língua;
  • Aprendizagem curricular por projetos cooperativos: trabalho cooperativo de estudo, produção artística, pesquisa científica ou social para desenvolvimento das aprendizagens curriculares;
  • Contextualização das aprendizagens: adequação dos conteúdos à realidade quotidiana do aluno e da turma, conduzindo a uma aprendizagem com sentido;
  • Autonomia e responsabilidade do Aluno: o aluno é um gestor consciente do seu processo de aprendizagem;
  • Organização e gestão partilhada das aprendizagens: momentos semanais conjuntos da turma reservados para o planeamento, avaliação e análise das aprendizagens, bem como para a promoção do desenvolvimento sociomoral;
  • Comunicação das Aprendizagens: os saberes e as aprendizagens dos alunos são partilhados e divulgados pelos demais;
  • A avaliação sumativa final sustentada na avaliação descritiva: esta avaliação, numa vertente formativa, que serve de base à avaliação final;
  • Currículo integrado com a língua inglesa: através da abordagem CLIL a disciplina de Educação Física, determinados conteúdos de Ciências Naturais e alguns Projetos interdisciplinares serão lecionadas em língua inglesa, por professores que têm conhecimento e domínio da língua, e com o suporte técnico-pedagógico da professora de Inglês do Colégio;
  • Certificação das aprendizagens de acordo com o sistema da Universidade de Cambridge: e interligação com as aprendizagens CLIL, com o objetivo de preparar os alunos para a vida e para um mercado de trabalho que se apresenta cada vez mais disperso, exigente e global.

 

Componentes do Currículo

Admissões

Formulário