2º Ciclo

O Colégio Saint Daniel Brottier apresenta uma oferta educativa do 2º ciclo do Ensino Básico (5.º e 6.º anos de escolaridade.) com os princípios do modelo pedagógico socio-interativo do Movimento da Escola Moderna, que dá resposta aos alunos do século XXI.

O 5.º e 6.º ano no CSDB cumpre uma organização pedagógica baseado em estruturas de trabalho cooperativo, que responde às características individuais de cada aluno, às suas necessidades específicas, com estratégias pedagógicas para que cada um e todos tenham sucesso nas suas aprendizagens.

O processo ensino aprendizagem no 2.º ciclo estrutura-se com base nos seguintes princípios:

  • O processo ensino-aprendizagem é centrado na pessoa do Aluno e na interação social na turma:  nesta interação social são partilhados saberes e motivadas aprendizagens;
  • Diferenciação pedagógica: a ação educativa centra-se no trabalho diferenciado dos alunos e não no ensino simultâneo do professor;
  • Tempo de estudo autónomo diário: O aluno é acompanhado de forma individualizada por cada professor para ultrapassar dificuldades e promover potencialidades no seu percurso de aprendizagem;
  • Estruturas cooperativas em grupos multinível de aprendizagem: os alunos são organizados em grupos e acompanhados por dois docentes que organizam e gerem o ambiente de aprendizagem;
  • Interdisciplinaridade: os conteúdos disciplinares são operacionalizados de forma interligada, tendo por base a metodologia de trabalho de projeto e tempo de estudo autónomo;
  • Aprendizagem curricular por projetos cooperativos: trabalho cooperativo de estudo, produção artística, pesquisa científica ou social para desenvolvimento das aprendizagens curriculares;
  • Contextualização das aprendizagens: adequação dos conteúdos à realidade quotidiana do aluno e da turma, conduzindo a uma aprendizagem com sentido;
  • Autonomia e responsabilidade do Aluno: o aluno é um gestor consciente do seu processo de aprendizagem;
  • Organização e gestão partilhada das aprendizagens: momentos semanais conjuntos da turma reservados para o planeamento, avaliação e análise das aprendizagens, bem como para a promoção do desenvolvimento sociomoral;
  • Comunicação das Aprendizagens: os saberes e as aprendizagens dos alunos são partilhados e divulgados pelos demais;
  • A avaliação sumativa final sustentada na avaliação descritiva: esta avaliação, numa vertente formativa, que serve de base à avaliação final;
  • Currículo com Inglês diário: aulas diárias de Inglês.

Atividades

A estrutura curricular do Colégio no 2.º Ciclo obedece à seguinte matriz curricular (em conformidade com o Decreto-Lei n.º 55/2018 de 6 de julho):

MATRIZ CURRICULAR

Línguas e Estudos Sociais

  • PORTUGUÊS
  • HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL
  • CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO
  • INGLÊS

Matemática e Ciências

  • MATEMÁTICA
  • CIÊNCIAS NATURAIS

Educação Artística e Tecnológica

  • EDUCAÇÃO VISUAL
  • EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
  • EDUCAÇÃO MUSICAL
  • TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

EDUCAÇÃO FÍSICA

EMRC (opcional)

A componente letiva do Colégio conta ainda com a seguinte oferta curricular, prevista no mesmo diploma legal:

  • OFERTA COMPLEMENTAR: Reforço nas horas de INGLÊS (5 tempos por semana)
  • APOIO AO ESTUDO: Tempo de Estudo Autónomo (TEA)
  • COMPLEMENTO À EDUC. ARTÍSTICA: Área de PROJETO

Admissões

Formulário