O projeto educativo do Colégio Saint Daniel Brottier

O projeto educativo tem por base uma relação pedagógica personalizada com o princípio fundamental de olhar, amar e conhecer cada criança e acompanhá-la a exponenciar as suas potencialidades e uma real diferenciação pedagógica, com uma ação educativa centrada no trabalho diferenciado de cada aluno e não no ensino expositivo do professor.

O projeto educativo do Colégio Saint Daniel Brottier privilegia igualmente o domínio da língua inglesa, com aulas diárias de inglês, preparando os alunos para o mundo atual que é global, intercultural e de mobilidade internacional.

Para mais detalhes sobre este modelo, leia sobre o nosso projeto educativo.

Um modelo pedagógico para o séc. XXI

Diferenciação Pedagógica
Diferenciação
Pedagógica
Relação Pedagógica Personalizada
Relação Pedagógica
Personalizada
Tempo de estudo Autónomo Diário
Tempo de estudo
Autónomo Diário
Contextualização das Aprendizagens
Contextualização
das Aprendizagens
Conselho Semanal
Conselho
Semanal
Comunicação do Conhecimento
Comunicação
do Conhecimento
Balanço do Dia
Balanço
do Dia
Inglês Diário
Inglês
Diário

O que nos diferencia?

O Colégio Saint Daniel Brottier distingue-se por um modelo pedagógico sócio construtivista de inspiração no Movimento da Escola Moderna, que dá resposta aos desafios da aprendizagem da criança do século XXI, e no qual o lado humano da educação, centrado no valor da relação aluno professor, é privilegiado.

Porquê?

É um modelo pedagógico:

Centrado no percurso de aprendizagem da criança, em interação social:

  • A curiosidade de cada criança é o ponto de partida para a sua aprendizagem.
  • As interações entre os alunos são reconhecidas como promotoras de competências e do desenvolvimento pessoal e social.
  • A aprendizagem da criança é feita a partir de casos concretos da sua vivência quotidiana e da realidade atual.
  • São utilizadas estratégias de diferenciação pedagógica para cada aluno, destacando-se, entre outras, o tempo de estudo autónomo em horário escolar, momento por excelência para o professor, em sala de aula, acompanhar e potencializar o desempenho de cada criança individualmente, preparando materiais e tarefas específicas.
  • Através de uma gestão flexível do percurso de cada aluno, de forma a atingir as aprendizagens previstas no currículo nacional em vigor. Neste percurso, a criança pode evoluir para propostas mais desafiantes, de outros anos de escolaridade, ou recuperar conteúdos em que demonstra mais dificuldade.

Em que as crianças são parte ativa no processo aprendizagem:

  • Na construção da agenda semanal da turma, em que as próprias crianças propõem, sob a orientação do professor, determinada atividade ou a abordagem de um tema, relativas ás áreas curriculares previstas em horário escolar.
  • Através de trabalho em projetos e de momentos de trabalho em grande grupo, a pares ou pequenos grupos, com momentos de partilha, por cada criança, de diferentes conteúdos de aprendizagem. São propostos a partir da iniciativa de uma ou mais crianças, e que vão ao encontro de um dos objetivos do currículo nacional.

Que promove a autonomia dos alunos:

  • Incentivando a que cada um tenha o gosto de se responsabilizar na realização nas atividades desenvolvidas.
  • Através da organização de cada sala, com os materiais dispostos de forma acessível a cada criança.
  • Através da utilização e preenchimento das listas de verificação de conhecimentos: em que o aluno vai marcando quais os objetivos que já conseguiu alcançar ao longo do ano.

Que reforça a auto estima positiva:

  • Valorizando as conquistas de cada um no seu percurso de aprendizagem, incentivando a fazer mais e melhor, a cada momento.
  • Envolvendo cada aluno no planeamento e gestão das atividades.

Que promove a capacidade de comunicação do aluno: 

  • Os saberes e as aprendizagens dos alunos são partilhados e divulgados pelos demais, através da comunicação de projetos, do trabalho em grupos ou a pares e dos conselhos de grupo.

Que aposta em AULAS DIÁRIAS da língua inglesa, desde os 3 Anos:

  • Por considerarmos que atualmente o domínio da língua inglesa é fundamental, a aprendizagem da língua inglesa é feita diariamente pelos nossos alunos,  desde o pré-escolar até ao 6º ano. O Colégio, como Centro Oficial de Exames da Universidade de Cambridge, possibilita, ainda, a certificação anual das aprendizagens nos vários níveis, de acordo com o sistema da Universidade de Cambridge.

Em que se constrói uma avaliação formativa:

  • A avaliação que acontece de forma natural para a criança, sendo utilizada como potenciadora das aprendizagens. Tem a participação direta dos alunos em todas as fases, na determinação dos objetivos do trabalho desenvolvido e no planeamento da ação.
  • É dado semanalmente um feedback da turma e do professor a cada aluno, relativamente ao seu desempenho, de forma a que possa melhorar a sua aprendizagem na semana seguinte, com a interacção entre alunos e com o acompanhamento do professor.

Em que existe uma interação real entre a escola/família:

  • A possibilidade dos pais visitarem diariamente a sala dos seus filhos.
  • Comunicação aos pais dos projetos e trabalhos que a turma ou a criança está ou esteve a desenvolver.
  • Através da disponibilidade permanente das professoras titulares para esclarecimento de dúvidas e questões que surjam com o seu educando.
  • Pelo envolvimento dos pais e da comunidade no desenvolvimento dos projetos da sala.
  • Reuniões periódicas com os Pais.

Admissões

Formulário